TRE retira Cajobi e Embaúba da 80ª Zona eleitoral de Olímpia

Uma alteração realizada pelo Tribunal Regional E­leitoral (TRE) de São Pa­ulo está retirando quase 11 mil eleitores inscritos na 80.ª Zona Eleitoral, Co­marca de Olímpia. Trata-se de uma reorganização determinada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). São mais de oito mil do município de Cajobi e 2,5 mil aproximadamente, do município de Embaúba.

De acordo com a informação obtida pela reportagem, são pelo menos 8.176 eleitores de Cajobi e 2.560 de Embaúba, todos que estavam aptos a votar nas eleições municipais realizadas em outubro de 2016, que foram transferidos para a 171.ª Zona Eleitoral, em Monte Azul Paulista.

A mudança foi aprovada em sessão realizada no dia 15 de agosto próximo passado, através da Resolução número 413/2017, que dispõe sobre a reorganização da primeira instância da Justiça Eleitoral no Estado.

Com isso, serão extintas 32 das 425 zonas eleitorais, bem como rema­ne­jado o eleitorado entre zonas e municípios. Foi criada, ainda, uma zona eleitoral em Urânia, resultante do desmembramento da 152ª Zona Eleitoral – Jales. Não há alterações na capital.

O documento obedece à Resolução TSE nº 23.520/2017, diploma que define os critérios para a manutenção de zonas eleitorais em todo o Brasil.

Durante os estudos do rezoneamento, foram i­dentificadas diversas oportunidades de melhoria na estrutura existente para promover a racionalização dos serviços e economia de custos operacionais, considerando as restrições orçamentárias do setor público.

Segundo o presidente do TRE, des. Mário De­vi­enne Ferraz, “o eleitor não será prejudicado com as mudanças”. As zonas eleitorais extintas serão transformadas em postos de atendimento com estrutura e capacidade para atender as demandas da população.

A efetiva extinção das zonas eleitorais e o rema­nejamento dos eleitores ainda será regulamentado pelo Tribunal, tendo em vista a readequação das rotinas internas, no prazo de até 60 dias.

iFolha

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: