Projeto ‘Agita Galera’ incentiva atividade física com alunos em Cajobi

Na última sexta-feira (25), foi realizado no município de Cajobi o tradicional “Agita Galera” incentivando a prática de exercícios físicos envolvendo estudantes, funcionários e membros da comunidade.

A ação foi realizada na Praça Monsenhor José Maria Soares Bezerra e contou com a presença dos alunos da E.M.E.F Dr. Adhemaro Godoy, E.M.E.F. Saturnina Rosa Secches e E.M.E.F Profº Santo Geraldo, além das mulheres que participam da Academia da Saúde.

O “Agita Galera” é tradicionalmente promovido, em todo o Estado de São Paulo, na última sexta-feira do mês de agosto, desde 1997. Durante o dia, os participantes praticam atividades físicas dentro da Escola ou em seu entorno, acompanhadas de propostas de reflexão sobre a importância das atividades corporais e motoras para a promoção e manutenção da Saúde da comunidade escolar.

O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajobi, Academia da Saúde, Secretarias de Saúde e Educação. A ação contou com a ajuda dos instrutores Mirian, Franciele e Caio.

Confira cinco dicas para vencer o sedentarismo e reduzir a obesidade entre crianças e jovens:

1 – Não fique parado, caminhe: uma das atividades mais recomendadas pelos especialistas e fáceis de adaptar a um programa de exercícios é a caminhada. Ela auxilia no fortalecimento dos músculos e articulações, na perda de peso, redução do colesterol e melhora a saúde do coração;

2 – Procure alternativas no seu cotidiano: inclua outras opções que o possibilite ser mais ativo. Curtas e médias distâncias podem ser percorridas a pé. Se for possível, deixe o carro na garagem e, para quem utiliza o transporte coletivo, utilize as escadas fixas ao invés das rolantes nos metrôs e terminais de ônibus;

3 – Divirta-se à moda antiga: na hora do lazer, escolha atividades que mexam com o corpo e a mente. Uma ótima oportunidade são os jogos coletivos, em equipe, brincadeiras como pega-pega, corda e barra-manteiga;

4 – Agite em família: convide sua família para brincar, fazer passeios ao ar livre e se exercitar. Chamar os avós para caminhar, jogar bola com o pai ou com os irmãos são atividades que beneficiam todo núcleo familiar, promovem a interação entre as pessoas e ainda os protegem dos males do sedentarismo;

5 – Faça o mesmo todos os dias: Aproveite o dia do Agita Galera para fazer uma reflexão sobre os benefícios da atividade física. A prática dos exercícios precisa estar adequada à rotina. A realização dos exercícios precisa ser diária. Ao menos 30 minutos por dia já auxiliam para a melhora da qualidade de vida.

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