Processo de beatificação do Padre Albino avança no Vaticano

O processo de Beatificação de Padre Albino registrou novo avanço no Vaticano. A Positio será protocolada na semana que vem e a partir de então passará por análise. O processo foi aberto em 2013.

Conforme informações do Vice-Postulador da Causa da Beatificação de Padre Albino, José Luís Cassimiro, a Positio que reúne dados que foram obtidos pela investigação diocesana sobre as virtudes heroicas e cristãs dele já está impressa em Roma. O material será protocolado na Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano na próxima quinta-feira (19). A entrega será feita por Cassimiro e pelo Bispo da Diocese de Catanduva, Dom Otacílio Luziano da Silva. O Vice-Postulador da Causa também disse que uma nova biografia de Padre Albino que foi feita pelo professor Gaetano Passarelli, o mesmo que fez a Positio, está finalizada. Após a tradução, a obra será impressa e divulgada no Brasil.

“Saiu também, na Itália, uma publicação sobre a vida e obra de Pe. Albino”, finalizou. A Positio é formada por três partes, são elas – vida, virtudes e fama de santidade. As virtudes são divididas em Teologais (fé, esperança e caridade), Cardeais (prudência, fortaleza, temperança e justiça) e da Vida Religiosa (pobreza, castidade e obediência).

Agora que está impressa, a Positio será apresentada à Congregação das Causas dos Santos para análise e aprovação pela Comissão de Bispos e Cardeais. Se for chancelada pelo Papa Francisco, Padre Albino será proclamado Bem-Aventurado.

Após a aprovação, o processo continua para que o primeiro milagre seja comprovado para a Beatificação. “Portanto, é preciso lembrar o que devemos entender por milagre, esclarecer que importância um milagre tem nas causas de canonização e como se desenvolve o processo para seu reconhecimento”, disse Cassimiro.

O processo foi protocolado no dia quatro de dezembro de 2014 na Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano. Mas, oficialmente o inquérito já tinha sido encerrado no dia 26 de outubro de 2014. A ocasião foi celebrada na Igreja Matriz de São Domingos em uma cerimônia solene.

Cíntia Souza | O Regional

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: