Corpo de Bombeiros de Bebedouro realizou treinamento de salvamento veicular

O Comando do Corpo de Bombeiros de Bebedouro SP realizou na sexta-feira, 19/5, instrução de Salvamento Veicular com o objetivo de oferecer aos militares conhecimentos específicos sobre técnicas e táticas utilizadas em caso de acidentes automobilísticos com vítimas presas às ferragens, além de capacitar os bombeiros nos métodos de manuseio de ferramentas especializadas.

O objetivo principal do treinamento foi de reciclagem do conhecimento da tropa, resgatando conceitos e padronizando a atividade; o treinamento foi desenvolvido pelo Sargento PM.  Elton Laurindo da Silva e pelo Cb PM Wskley Glen de Oliveira Gomes. Participaram do treinamento 18 Bombeiros Militares.

O salvamento veicular é o emprego de técnicas de resgate no qual os bombeiros retiram as ferragens de vítimas presas em veículos envolvidos em acidentes de trânsito. No treinamento, os bombeiros estudam os padrões da cinemática de colisões em veículos e a resposta de desencarceramento (libertar alguém que se encontra preso dentro de um veículo sinistrado) necessária para resgatar uma vítima.

No treinamento foram utilizadas sucatas de carros fornecidas pela Prefeitura e por uma empresa de guincho para os Bombeiros efetuarem os cortes, utilizando técnicas como retirada de teto, rebatimento de painel, entre outras (utilizam-se ferramentas como desencarcerador, serra sabre, alavanca de ponta chata, cunha, calço, entre outros). Em muitos acidentes de trânsito graves, as pessoas ficam presas no interior do veículo e o trabalho de resgate dos bombeiros é crucial para a manutenção da vida. Por este motivo, o treinamento constante é uma forma de aperfeiçoamento do trabalho bombeiro militar.

O treinamento ocorreu no sambódromo, na região do lago artificial, e contou com a presença do comando do 1º SGB do 9º Grupamento de Bombeiros de Ribeirão Preto, cujo comandante é o Capitão Vitor Puato de Almeida, que elogiou a iniciativa do Comando de Bebedouro antes do começo do treinamento. Ainda estiveram presentes, o Presidente da Câmara Municipal de Bebedouro, Vereador Chanel, Tenente da reserva, Jamel Hassan Ayoub e no apoio e suporte, o caminhão da Defesa Civil e seu integrante, com as funções de monitoramento e isolamento da área, além de disponibilizar uma linha de combate a incêndio aos militares caso fosse necessário.

 O treinamento contou com uma novidade tecnológica: o registro das imagens foi realizado através de um Drone pela corporação, que pode utilizar as imagens no aperfeiçoamento das técnicas de resgate.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Bebedouro, Subtenente PM Mário Pereira Gomes Filho, finalizou: “A rotina dos bombeiros não se resume a apenas atender ocorrências ou emergências. A capacitação faz parte da rotina mensal da corporação, na qual, para cada mês, é dedicado um treinamento para uma atividade específica desenvolvida pelos militares” e agradeceu a todos pela participação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: