Começa neste sábado a tradicional quermesse em Monte Verde Paulista

Começa nesse final de semana a tradicional quermesse em louvor à São Bento, no distrito de Monte Verde Paulista. O evento, realizado todos os anos, terá início no dia 09 e segue pelos próximos finais de semana até o dia 24 de setembro, com início, aos sábados, às 19h30min, e aos domingos às 10h00min.

O evento, realizado em homenagem ao padroeiro de Monte Verde Paulista, São Bento, acontece na praça que leva o nome do santo, em um espaço preparado exclusivamente para a mesma. Toda a renda arrecadada é revertida em melhorias estruturais. Além dos bingos, a quermesse contará com tendas de porções, doces e brincadeiras.

São Bento

São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480, numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império.

Diante da decadência – também moral e espiritual – o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio uma maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino.

A Regra Beneditina, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos de Jesus e da prática dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e dominou a Europa, principalmente com a máxima “Ora et labora”. Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas de agricultura, entre outras, isso até mesmo depois de São Bento ter entrado no céu com 67 anos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: