Cajobiense é ordenado diácono transitório pelo bispo de Barretos

Na noite de sexta-feira (13), Dom Milton Kenan Júnior ordenou diáconos transitórios, os seminaristas, cajobiense Diego Mendes e o olimpiense Flávio Pereira.

A celebração com o rito da ordenação aconteceu na igreja matriz da Paróquia São João Batista, em Olímpia.

Fotos: Maria José Borduque

A partir da segunda quinzena de novembro, o diácono Diego passará a exercer seu ministério diaconal na Paróquia São José de Severínia, enquanto o diácono Flávio exercerá o seu na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Miguelópolis, a partir do dia 05 de dezembro.

Os dois diáconos permanecem, até então, nas paróquias que estavam desenvolvendo seus estágios pastorais. Flávio em sua paróquia de origem, a do Senhor Bom Jesus de Guaraci, e Diego em Barretos, na Catedral Divino Espírito Santo.

Na Igreja existem dois tipos de diáconos, os transitórios – que se preparam para a ordenação sacerdotal, como é o caso de Diego e Flávio; e os diáconos permanentes, que são homens casados que se colocam a serviço da Igreja.

BIOGRAFIA DE DIEGO

No ano de 1982, na cidade de Cajobi, o casal Waldir Mendes (in memoriam) e Vera Lúcia Corrêa Mendes, diante de Deus, pelo sacramento do Matrimônio constituem uma nova família. Deste sacramento, foram frutos dois filhos: Vandersom e Diego. Diego Ricardo nasceu aos 25 de novembro de 1990, em Monte Azul Paulista; foi batizado em 6 de janeiro do ano seguinte pelo Saudoso Monsenhor José Maria Soares Bezerra na Paróquia Nossa Senhora da Abadia em Cajobi.

Nesta mesma paróquia cresceu e vivenciou sua iniciação cristã, recebeu a primeira Eucaristia, e foi crismado por Dom Antônio Gaspar (bispo emérito de Barretos) no ano de 2004. Sempre com apoio de seus Pais e da comunidade, desde cedo, manifestou sinais de vocação ao serviço do povo de Deus e ao sacerdócio.

No Ano de 2009 ingressou no propedêutico, em Barretos e no ano seguinte, 2010, iniciou os estudos em São José do Rio Preto, onde cursou Filosofia e Teologia. Realizou estagio pastoral na cidade de Guaraci, em Barretos na paróquia Santa Ana e São Joaquim, em Olímpia na Paróquia São João Batista e, novamente em Barretos, na Catedral do Divino Espírito Santo, onde permanece atualmente. Sua caminhada vocacional é fruto e resposta à vocação familiar assumida por seus pais e vivenciada na comunidade. No dia 13 de outubro, sua família juntamente com a família diocesana o entrega para ser consagrado totalmente a Deus.

BIOGRAFIA DO FLÁVIO

Nascido aos trinta de março de 1988, em Olímpia, Flávio Aparecido Pereira, filho de Luis Aparecido Pereira e Mara Perpétua Diogo Pereira, residentes em Guaraci, desde cedo teve sua vida de fé marcada pela presença eclesial. No município de Altair fora batizado e, em Guaraci fez todo seu processo de iniciação cristã. Foi catequista e acompanhou o Grupo de Jovens em seus trabalhos.

Graduou-se em Letras, com habilitação em Português e Espanhol pelo Instituto Superior de Educação de Barretos, em 2009. Nesse mesmo ano começou os acompanhamentos vocacionais diocesano, ingressando no ano seguinte no período propedêutico, e em 2011, iniciou seus estudos filosóficos e teológicos no Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus, o qual está para concluir nesse ano.

Fez estágios pastorais nas Paróquias São João Batista de Olímpia, Catedral do Divino Espírito Santo, Barretos, São Gabriel Arcanjo, Jaborandi e em sua Paróquia de Origem, Senhor Bom Jesus de Guaraci, nas quais atuou frente a formações e acompanhamento de diversas pastorais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: